4 Pilares da Comunicação Online

Atualizado: 4 de nov. de 2021




IDENTIDADE

Cada um de nós é inspirado por um ídolo que tem uma certa representatividade em algum determinado assunto. Quem te inspira? As pessoas mais inspiradoras do mundo são aquelas que tem o dom de desconstruir formatos e padrões “engessados” de como aprendemos cada coisa na vida. Assim, uma identificação imediata acontece através das palavras de como nossos inspiradores pensam, agem e nos despertam a fazer algo novo ou algo que já fazemos, mas de um novo jeito. Uma simples imagem de alguém é capaz de nos gerar sentimentos de acolhimento, inspiração, carinho, coragem. Na maioria das vezes, nem sabemos muito bem o porquê, mas sentimos verdade e autenticidade em nossos inspiradores. Redescobrimos quem somos nos desconstruindo a partir do outro. Esses fenômenos de identificação rápida funcionam como um mecanismo de sobrevivência, nos levando para perto daqueles que despertam boas lembranças ao nosso cérebro.


Tem gente como eu aí? Nas redes sociais tem!

Aqui tem gente que já sofreu bullying, solidão, ansiedade, insegurança, medo, estresse e depressão. Tem quem sofra de timidez, de amor ou de paixão. Tem gente tradicional, tem gente alternativa. Tem o introvertido e a extrovertida. Tem pai descolado, tem mãe solteira. Tem até virginiana com lua em peixes. Você já notou quanta gente tem aqui? Somos únicos, mas parecidos! Busque as pessoas que fazem parte da sua identidade, porque aqui tem mais gente como a gente.

ENTRETENIMENTO ONLINE

Os vídeos entram na nossa vida para emocionar, ajudar a relaxar, nos elevar. Essa intensa jornada de sentimentos e emoções começa num simples toque no “play” Coisas incríveis são criadas para mexer com nossas emoções. A neurociência diz que nossa mente desperta um estado de emoção positivo ou negativo em apenas 4 segundos. Quantos vídeos te fizeram esquecer da rotina, do estresse, dos boletos e das coisas formais do dia a dia? Pois é. Às vezes o cérebro pede pausa. E é aí que nós damos o play. Menos conteúdo na cabeça, mais emoção, mais coração.

Coisas incríveis são criadas para mexer com nossas emoções.

Não importa se é música, meme, stand-up, bastidores, futebol, reality, tutoriais fofos, conteúdo mais fofos ou mais música. Se a nossa mente pede paz, nós nos damos paz. Na música buscamos o lançamento original, aprendemos a cantar, assistimos ao vivo e seu backstage, aprendemos a dançar e fazer coreografia com outro fã daquele hit. Se mudamos constantemente de humor, temos vídeos que cumpre cada papel. Seja relaxar, fazer rir ou elevar. Tem vídeo pra todo gosto, a toda hora.

CONHECIMENTO

Se você tem concorrentes é porque você faz “o mais do mesmo”. Não oferece um diferencial. Pois é. Por que você e não o outro? Como eu vou saber que sua empresa ou negócio é melhor que o outro? Abra sua cabeça para que todos tenham acesso aos seus conhecimentos e experiências. A busca por conhecimento nunca foi tão grande e democrática. Basta acessar o Facebook, Instagram ou YouTube para você ver como as pessoas exploram temas tão complexos de forma simples. Você pode ter o conhecimento de mil pessoas. Se você e os outros mil forem explicar a mesma coisa, cada um terá sua singularidade. Cada um aprende e ensina da forma que quiser.


Tudo na vida é questão de organização

Mais de 30% do consumo online no mundo inteiro vem através de ensinamentos. (Dados do Google)

9 em cada 10 conectados utilizam vídeos para aprender algo

(YouTube Insights)

Você deve estar pensando: “puxa vida, mas se eu ensinar tudo aquilo que sei, o que eu irei vender?” Na internet você ensina o que as pessoas tem que fazer. Depois, você vende “como” ela tem que fazer. A crise aumenta a força da pluralidade e a busca de pautas de conhecimentos.


CONEXÃO

A internet é o melhor encurtador de caminhos entre eu e você, entre você e ele(a). Seja na música, no coaching, na gastronomia, na saúde ou na academia, as pessoas estão buscando conexão. Uma imensurável diversidade de conteúdos nos une. Mais do que nunca o papel dos geradores de conteúdo tem sido essencial para divertir, entreter, acolher e também ensinar a superar momentos frustrantes de divisão, perda ou raiva. Acredito que a liberdade de soltar a voz, expressar, falar, opinar de forma criativa e singular irá te levar a novas possibilidades de conexão.

Nos conectamos com pessoas com as quais temos similaridades

Pode ser um casamento, um aniversário, um novo emprego, uma promoção, ou outra conquista. Quem eram as pessoas que estavam presentes nos principais momentos da sua vida? Quem são as pessoas que você quer por perto? Por que?

Respondendo essas perguntas você saberá identificar quem são as pessoas realmente importantes. Vivemos de filtros. Faça o seu! Não dá para agradar gregos e troianos. Defina agora com quem você quer e com quem você não quer falar. As redes sociais te levarão à muitas delas. ;)

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
guga-goncalves, curso-de-personal-branding-em-campinas, curso-de-personal-branding-em-sp,

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Guga Gonçalves, já ajudei mais de 500 empreendedores e profissionais liberais, de 78 mercados de atuação do Brasil, Austrália, Venezuela, Espanha e Estados Unidos a alavancarem suas empresas, marcas e negócios. 

Chegou a sua vez!

  • Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Instagram
  • guga-goncalves, curso-de-personal-branding-em-campinas, curso-de-personal-branding-em-sp,