8 MODELOS de textos publicitários

Atualizado: 21 de Dez de 2020

Muita gente ainda se confunde quando falamos de textos publicitários. Pois é.

Cá estou para apresentar os 8 principais tipos de textos publicitários utilizados na internet.

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Existem diversos modelos de textos publicitários.

Neste post, eu estou trazendo os melhores tipos e exemplos de textos publicitários mais utilizados na internet e no marketing digital.


1) Call to action


Mensagem transmitia no início das peças publicitárias (tanto no ambiente online quanto no offline) com um convite à ação.


Por exemplo: a mensagem de que o produto é "terrível contra os insetos" é posta em ênfase e novamente frisada no final da mensagem pois, quando o SBP foi lançado (final de 80, início de 90 se não me engano) as mães achavam que o cheiro forte poderia fazer mal para os filhos.


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2) Precificação não redonda


Antigamente, utilizávamos a precificação com algarismo 9 (vide as famosas lojas de 1.99).

Recentemente, em meados de 2016, neurocientistas especialistas em comportamento de consumo (neuromarketing) descobriram dois novos fenômenos.


Os números com 5, 7 e 9 são considerados a “bola da vez”. Isso mesmo. São os nossos números neurológicos. O final 99, caiu (1,99 ou, 199 e assim sucessivamente).


O 7, sempre deve presente no início ou final! Se no início, opte pelo número redondo 750, 7.500…


Quando no final, utilize-o como quiser (197, 497, 597 … 997 )

Porém, embora seja uma diferença ínfima entre os números redondos nosso cérebro os lé como “mais barato”.


Por exemplo: números específicos despertando um dos principais gatilhos mentais - a especificidade - que conduz a mente lê-lo como um produto mais barato.


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3) Discurso deliberativo


Dirigido à razão, descreve vantagens reais.

Dirigido à emoção, persuade com o interlocutor da mensagem transmitida com seu objetivo de desejo.

Por exemplo: a mensagem abaixo mostra a vantagem de utilizar os cremes hidratastes da marca para solucionar o desejo de pele jovem.


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4) Circuito fechado


Garanta que o subconsciente do seu consumidor guarde a mensagem transmitida repetindo-a do início ao fim.

Por exemplo: a associação semântica desta mensagem já nos induz cantarolar a musiquinha do Big Mac.


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5) Linguagem para cada terget


Se o cérebro de cada público responde de forma diferente às mensagens publicitárias, é necessário utilizar argumentações específicas para cada Target.

Por exemplo: a mensagem abaixo, é feita para um público feminino jovem ou adolescente mostrando o tempo que uma garota leva para se arrumar.


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6) Uso da palavra VOCÊ


A principal palavra a ser usada em uma mensagem que visa se manter armazenada no subconsciente do consumidor é: “VOCÊ!”


Enobreça a relação entre a mensagem e o interlocutor. Transmita sua mensagem como se ela fosse personalizada sob medida para ele.


Por exemplo: a mensagem abaixo é direta e concisa induzindo ou convidando o interlocutor se tornar um cliente do banco.


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7) Associação semântica


Escolha de palavras específicas para convencer/conduzir o público a uma compra ou conversão.


Por exemplo: e mensagem abaixo une vários itens já abordados anteriormente. Uma associação semântica é feita com a Branca de Neve, os seios, a maçã, os 7 anões (de forma irônica numa linguagem voltada para o público feminino).


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8) Coesão textual


Relevância entre a mensagem o objetivo de marketing. Palavra de referência. Mensagem relevante.


Por exemplo:

No post abaixo, a cabeça do piloto é a parte de relevância.


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Espero que você tenha gostado do conteúdo.


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Grande abraço e até a próxima! ;)

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