8 MODELOS de textos publicitários
Atualizado: 21 de Dez de 2020
Muita gente ainda se confunde quando falamos de textos publicitários. Pois é.
Cá estou para apresentar os 8 principais tipos de textos publicitários utilizados na internet.

Existem diversos modelos de textos publicitários.
Neste post, eu estou trazendo os melhores tipos e exemplos de textos publicitários mais utilizados na internet e no marketing digital.
1) Call to action
Mensagem transmitia no início das peças publicitárias (tanto no ambiente online quanto no offline) com um convite à ação.
Por exemplo: a mensagem de que o produto é "terrível contra os insetos" é posta em ênfase e novamente frisada no final da mensagem pois, quando o SBP foi lançado (final de 80, início de 90 se não me engano) as mães achavam que o cheiro forte poderia fazer mal para os filhos.

2) Precificação não redonda
Antigamente, utilizávamos a precificação com algarismo 9 (vide as famosas lojas de 1.99).
Recentemente, em meados de 2016, neurocientistas especialistas em comportamento de consumo (neuromarketing) descobriram dois novos fenômenos.
Os números com 5, 7 e 9 são considerados a “bola da vez”. Isso mesmo. São os nossos números neurológicos. O final 99, caiu (1,99 ou, 199 e assim sucessivamente).
O 7, sempre deve presente no início ou final! Se no início, opte pelo número redondo 750, 7.500…
Quando no final, utilize-o como quiser (197, 497, 597 … 997 )
Porém, embora seja uma diferença ínfima entre os números redondos nosso cérebro os lé como “mais barato”.
Por exemplo: números específicos despertando um dos principais gatilhos mentais - a especificidade - que conduz a mente lê-lo como um produto mais barato.

3) Discurso deliberativo
Dirigido à razão, descreve vantagens reais.
Dirigido à emoção, persuade com o interlocutor da mensagem transmitida com seu objetivo de desejo.
Por exemplo: a mensagem abaixo mostra a vantagem de utilizar os cremes hidratastes da marca para solucionar o desejo de pele jovem.

4) Circuito fechado
Garanta que o subconsciente do seu consumidor guarde a mensagem transmitida repetindo-a do início ao fim.
Por exemplo: a associação semântica desta mensagem já nos induz cantarolar a musiquinha do Big Mac.

5) Linguagem para cada terget
Se o cérebro de cada público responde de forma diferente às mensagens publicitárias, é necessário utilizar argumentações específicas para cada Target.
Por exemplo: a mensagem abaixo, é feita para um público feminino jovem ou adolescente mostrando o tempo que uma garota leva para se arrumar.

6) Uso da palavra VOCÊ
A principal palavra a ser usada em uma mensagem que visa se manter armazenada no subconsciente do consumidor é: “VOCÊ!”
Enobreça a relação entre a mensagem e o interlocutor. Transmita sua mensagem como se ela fosse personalizada sob medida para ele.
Por exemplo: a mensagem abaixo é direta e concisa induzindo ou convidando o interlocutor se tornar um cliente do banco.

7) Associação semântica
Escolha de palavras específicas para convencer/conduzir o público a uma compra ou conversão.
Por exemplo: e mensagem abaixo une vários itens já abordados anteriormente. Uma associação semântica é feita com a Branca de Neve, os seios, a maçã, os 7 anões (de forma irônica numa linguagem voltada para o público feminino).

8) Coesão textual
Relevância entre a mensagem o objetivo de marketing. Palavra de referência. Mensagem relevante.
Por exemplo:
No post abaixo, a cabeça do piloto é a parte de relevância.

Espero que você tenha gostado do conteúdo.
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Grande abraço e até a próxima! ;)