top of page

A Engenharia do Conhecimento e a Sua Representação na Inteligência Artificial

Você já se perguntou como o cruzamento de dados dos computadores e máquinas são tão rápidos?

foto artística ilutrativa de um cérebro sobre alguns conectores digitais

Agentes Baseados em Conhecimentos

Você saberia representar seus conhecimentos, competências e habilidades em um papel?

A parte mais básica de organização de conhecimentos é constituída por 3 grandes componentes que são:


Axioma

Os axiomas são os conjuntos mais básicos de informações que são considerados como verdades absolutas. Isso acontece porque é preciso chegar numa base fundamentada como verdade, para à partir dela buscar outras verdades que se fundamentem no problema que precisamos resolver.



Sentenças

Sentenças são frases, ou melhor, um conjuntos de palavras organizadas, que são fundamentados em relações verdadeiras, onde com base nas referências dos axiomas, são criadas soluções nas quais são fundadas em nossas verdades iniciais, também conhecidas como verdades secundárias ou verdades derivadas. Como elas não partem da verdade absoluta que são os axiomas, precisamos da terceira classe abaixo.


Inferências

Uma inferência nada mais é que um raciocínio com base na verdade que conhecemos e, à partir dela, chegamos a uma outra verdade indireta, que também é conhecida como Heurística, uma forma de buscar atalhos de raciocínio para chegarmos a resultados de forma mais rápida dentro de uma base de conhecimento.


Por fim, temos um sistema piramidal de informações constituído por 3 grandes camadas:



Dados

Dados são as unidades básicas de armazenamento em códigos que conhecemos por BITs. Ou seja, o processo de armazenamento de dados está sendo realizado, porém, de uma forma não tão legível ou facilmente compreensível para nós, seres humanos.

Informação

Conhecimento

O uso da lógica é uma das formas mais antigas para representar o conhecimento, de forma a permitir o raciocínio por parte de um agente inteligente.


A Lógica Preposicional e Lógica de Primeira Ordem

Você já se perguntou como a Inteligência Artificial processa uma parte lógica de um sistema?

Dentro da lógica, temos duas grandes áreas que trabalham com verdades e falsidades que são processadas para chegarem a determinadas conclusões em um sistema.



Lógica Preposicional

É a lógica que se preocupa na busca da existência de determinados fatos dentro de um sistema.

Na lógica preposicional trabalharemos com verdades e falsidades absolutas, que são relacionadas àquilo que chamamos de Conectores Lógicos, que busca conexões entre determinadas afirmações como, ¬ (não), ∧ (e), ∨ (ou), que são alguns deles.


Lógica de Primeira Ordem

Enquanto a Lógica Preposicional está preocupada na existência do fato existir, a Lógica de Primeira Ordem, está preocupada na relação entre os fatos existirem. A Lógica de Primeira Ordem engloba todo o conceito de Lógica Preposicional, fazendo a base dos mesmos conectores de dados e informações, porém, com o cruzamento dos dados para descobrir a Ordem de Causalidade, Ordem de Correlação, Ordem de Causa e Efeito, assim como outras lógicas um tanto quanto mais complexas que simplesmente o Verdadeiro e Falso da Lógica Preposicional.



Engenharia do Conhecimento

A Engenharia do Conhecimento tem o propósito de gerar um conhecimento para uma Inteligência Artificial, através dos dados e informações, como vimos anteriormente. Para isso, é importante seguirmos um fluxograma para termos um "manual de boas práticas" que são:



Identificar as Tarefas

Nada mais é que um protocolo dentro dos objetivos que teremos pela frente como, por exemplo, conhecer seu público-alvo e o perfil de consumo do seu público final, analisar e prevenir fraudes, etc.

Agregar Conhecimento

Definir um Vocabulário

Codificar o Conhecimento

Codificando uma Instância

Depuração do Conhecimento

Ontologia

Concluímos então que a Engenharia do Conhecimento é constituída por 7 grandes etapas para a construção e evolução de máquinas, ferramentas e tecnologias, através da Inteligência Artificial que advém de uma estrutura base.


Espero ter ajudado você de alguma forma a entender como a Inteligência Artificial é realmente utilizada para nos entregar soluções fascinantes.

guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page