Características do Moderno Texto Empresarial

Atualizado: 4 de nov. de 2021

Aquelas velhas desculpas de falta de tempo ou erro de digitação não são mais aceitas.

As técnicas de redação não mudaram só porque estamos na Internet mas sim, porque devemos reparar mais no que escrevemos, em nossa imagem profissional que também passa pelo e-mail.



5 PASSOS PARA ESCREVER UM TEXTO DE QUALIDADE

Aí vão algumas dicas para você que quer escrever um texto com alta qualidade e repertório.

LEITURA

A leitura é fundamental, pois nos mostra as infinitas possibilidades de expressão da língua, enriquece o vocabulário, expande a mente, ensina o leitor a organizar seu pensamento, além de oferecer algo de valor inestimável e preciosíssimo: o conteúdo.

Para desenvolver o hábito da leitura é fundamental que ela seja prazerosa, pois ninguém adquire esse hábito fazendo leituras chatas e cobrigatórias.


ESCRITA

O processo da escrita exige muita prática e repetição. Ninguém se torna um bom escritor da noite para o dia. O importante é treinar diariamente, pois isso vai melhorar sua lógica e enriquecer seu vocabulário culto.

Faça dinâmicas de escrita com amigos e familiares para desenvolver sua habilidade.


CONHECIMENTO DAS REGRAS

É sempre bom ter à mão boas gramáticas e dicionários para consultas. Preocupe-se com a pontuação, concordância, regência e a estrutura do texto. Foque na estrutura!


REGISTO DE IDEIAS

É sempre bom andar com uma caneta e um bloquinho para anotar as ideias que surgem, pois muitas vezes elas aparecem nos momentos mais inusitados e você poderá se esquecer mais tarde.

SINTETIZAR

Para conseguir a atenção do leitor na internet é necessário que o texto seja conciso, isto é, ele deve passar o máximo de informações, utilizando o mínimo de palavras. Para isso, lembre-se que você deve ser objetivo, eliminar os chavões e palavras vazias.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM TEXTO

OBJETIVIDADE

A objetividade é a qualidade mais desejada na comunicação moderna − o sucesso do Twitter é a maior prova disso. Porém, a busca por ela pode induzir alguns erros. Não se pode confundir concisão com objetividade.

Ser objetivo não é escrever pouco, mas sim escrever tudo o que é preciso para atingir seu objetivo no menor tempo possível. Não devemos omitir informações importantes apenas para falarmos menos, assim como não podemos nos esquecer das regras da boa educação, utilizando sempre expressões como: por favor, obrigado, entre outras. Para desenvolver a objetividade, devemos fazer uma série de questionamentos. O primeiro e mais óbvio é definir quais os objetivos do texto e qual a informação mais relevante. E como fazer para atingir a objetividade? Eliminamos do texto os clichês e as expressões denotativas de verbosidade. Além disso, saem todos os subterfúgios e redundâncias. Ou seja, limpar o texto, eliminando tudo que pode causar ruído na comunicação ou mesmo o que não agrega informação ao texto. Na internet, quando um leitor tem dificuldade em entender as palavras de um texto, ele vai a busca de outro que apresente o assunto de uma forma mais simples.

CONCISÃO

Texto conciso é aquele que faz a exposição das ideias em poucas palavras, com precisão e exatidão. Importa dizer muito com poucas palavras. Sintetizar o pensamento para que não se perca o sentido do que estiver sendo escrito. O excesso de palavras torna o texto enfadonho, diminuindo o interesse dos leitores. Por concisão normalmente se entende a capacidade de sintetizar as ideias: dizer o máximo com o mínimo de palavras. É claro que fazer isso nem sempre é fácil, mas com um pouco de atenção e treino é possível compor um texto condensado sem sacrificar o seu teor informativo. Ser conciso significa evitar a repetição de ideias e palavras, e cortar informações desnecessárias num dado contexto. Não é preciso escrever pouco para atingir este objetivo.

CLAREZA

Como você se sente quando lê algo e não consegue entender o que o escritor quis transmitir? Você percebe que as ideias se misturam umas nas outras, tem a impressão de que a sequência não tem relação com aquilo que foi escrito antes e o texto parece nunca ter fim, não é mesmo? O rascunho é um artifício que sempre deve ser utilizado para estruturar o pensamento. Ele é muito importante, pois nele você “aprisiona” as ideias para, em um segundo momento, fazer as correções necessárias. A clareza é a característica mais difícil de se obter, pois ao escrever um texto, sempre se tem a impressão de que está claro, mesmo que seja uma falsa impressão. Por que isso ocorre? Porque se faltar alguma informação no texto, consigo completar com as ideias que estão na minha cabeça, não conseguindo perceber a “falta de clareza”.

COERÊNCIA

A coerência é o resultado da não contradição entre as partes do texto e podemos concluir que texto coerente é aquele do qual é possível estabelecer sentido.

COERÊNCIA GRAMATICAL

É importante que o texto esteja redigido corretamente, pois ele transmite o nível cultural e a desenvoltura profissional e pessoal de quem está se comunicando. Por isso, é preciso se atentar aos aspectos e regras gramaticais, ortográficos e, principalmente, semânticos do discurso. Um português bem escrito traz maior credibilidade ao colaborador e à empresa na qual atua. Hoje, quando as informações on-line fazem parte da rotina de qualquer profissional, torna-se essencial prestar atenção à correção gramatical. Falhas no domínio do português prejudicam qualquer profissional, pois podem comprometer habilidades em outras áreas. Escrever errado pode, inclusive, prejudicar o profissional em uma possível promoção. Ler muito — o que inclui gramáticas e o dicionário — e treinar sempre são as minhas dicas para driblar o problema.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
guga-goncalves, curso-de-personal-branding-em-campinas, curso-de-personal-branding-em-sp,

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Guga Gonçalves, já ajudei mais de 500 empreendedores e profissionais liberais, de 78 mercados de atuação do Brasil, Austrália, Venezuela, Espanha e Estados Unidos a alavancarem suas empresas, marcas e negócios. 

Chegou a sua vez!

  • Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Instagram
  • guga-goncalves, curso-de-personal-branding-em-campinas, curso-de-personal-branding-em-sp,