Como você administra seu tempo?

A maior preciosidade que temos em nossa vida é o tempo. Mas infelizmente, muitas vezes notamos isso com as perdas. Sejam de um amor, de oportunidades ou de alguém que não está mais neste plano.

Se você entende um pouco de música, imagine um dj perdendo o tempo em uma passagem de música, um baixista perdendo o tempo na marcação de um solo ou mesmo, imagine quantas dezenas de músicos seriam prejudicados se um violoncelista perdesse o tempo na apresentação de uma orquestra.


Assim como dizia Arnold Schoenberg:


A música é como a vida e a morte. O que há entre elas é o tempo


Nós corremos contra o tempo! Corremos para fazermos o que deixamos de fazer, para alcançar sonhos ou objetivos ainda não realizados e para tantas outras coisas. Mas por que corremos tanto se o tempo é o mesmo? Assim como o seu, meu dia também tem 24 horas. Então, por que algumas pessoas conseguem fazer tantas coisas e outras não?


Otimização de tempo!


E você, já parou para pensar o que há de diferente na rotina dela e na sua? Eu te digo: não distração. Isso mesmo. Com certeza, a pessoa que tem maior agilidade com as rotinas do dia a dia, não se distrai tanto quanto você.


Uma vez um cliente meu do setor imobiliário fez uma palestra para seus novos corretos e um deles perguntou: "por que alguns corretores ganham tanto dinheiro e outros não?"

Ele respondeu: "Se você não ganha dinheiro é porque trabalha demais. Se trabalha demais é porque não sabe otimizar seu tempo. Se não sabe otimizar seu tempo, você é um atrapalhado. As pessoas não querem negociar com gente atrapalhada!"


Achei excelente a resposta dele!


Se nós prestássemos mais atenção aos detalhes, conseguiríamos otimizar melhor nosso tempo. Quer mudar este cenário? Então vamos lá!


Primeiro, eu vou pedir que você faça uma coleta de dados das suas atividades diárias. Dia a dia.


Organize de forma hierárquica suas atividades. Liste tudo que você tem que fazer diariamente, tudo que é prioridade, e também, liste aquilo que você não quer mais fazer.

Como fazer isso?

Faça uma análise ABCDE


A- Alto impacto. Atividades que trarão resultados para você a curto e médio prazo. Essas atividades são as que estão diretamente relacionadas ao seu objetivo maior e sua missão de vida.


B - Baixo impacto. São atividades que possuem uma certa relevância mas se não forem realizadas, trarão poucas consequências para a realização de seus objetivos. Esse é o tipo de tarefa que fará com que você acabe se distraindo com WhatsApp, redes sociais e outros estímulos externos que afetam seu desempenho.


C - Circunstanciais. São na maioria das vezes aquelas atividades atrasadas que são feitas de forma urgente para resolver algum tipo de problema.


D - Delegáveis. Embora em algumas vezes seja necessário um preparo ou treinamento, são tarefas que podemos delegar para outras pessoas


E - Elimináveis. São as atividades que você julga ser um sabotador que te afasta cada vez mais de alcançar seu objetivo.



Você vai começar medir o tempo de suas atividades. Quanto tempo você inicia e que horas termina cada atividade. Desde desligar o despertador até ir à academia, Ingles, responder e-mails... ponha horário de início e fim para cada atividade que você faz diariamente. São esses os detalhes que precisamos prestar mais atenção.


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Espero que esta ferramenta ajude você otimizar melhor seu tempo e com isso, você possa alcançar suas metas e objetivos de forma mais rápida, e, poder ter mais lazer estando próximo da sua família e quem é especial para você.


"tic, tac..."

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© 2020 por Gustavo Gonçalves