Criminalização do coaching

No dia 03 de setembro de 2019 foi realizado um debate sobre a criminalização do coaching. Uma enorme e desnecessária perda de tempo realizada pelos parlamentares.


Pois é. Eu recebi um conteúdo falando sobre esta perda de tempo. Perda de tempo? Sim. Se você não sabe o que é um processo de coaching, eu irei resumir a grosso modo aqui neste post.


Coaching é um conjunto de ferramentas e técnicas aplicadas em um determinado individuo que deseja concretizar um determinado objetivo. Pronto.


Os senadores e parlamentares diziam que tem muito coach incompetente no país. Mas o coach não é um profissão regulamentada no Brasil. Assim como Uber, como técnico, hacker, produtor musical e tantas outras profissões não regulamentadas no país. Assim sendo, é uma imensa perda tempo sim este debate ocorrido sobre a criminalização do processo de coaching sendo que não há uma regulamentação.


Por algum instante, imagine um técnico de futebol... se o time dele perde o jogo ele deve ser considerado um técnico incompetente? Pois bem. É mais ou menos isso que eu convido você a refletir.


Os parlamentares também disseram que "existe coaching pra tudo..."

Sim. Existe um modelo. E da mesma forma que existe uma camiseta que veste a mim, esta camiseta pode vestir a você e tantas outras pessoas. E por assim sendo, o coaching é um conjunto de ferramentas e técnicas aplicadas a todo e qualquer tipo de objetivo e necessidade.


Os tempos mudaram! Existem novas profissões e novos cargos. Por consequência, novas demandas. Cada pessoa tem um sonho. Só que os sonhos não se realizam. Isso mesmo. Seu sonho só será realizado quando ele se tornar seu objetivo.

A responsabilidade do seu sucesso é toda sua!

Os processos de coaching apenas encurtam os caminhos para que as pessoas possam concretizar suas metas e objetivos. Mas, se o coachee (assim chamamos o cliente do coach) não cumpre com suas tarefas e obrigações, ele não concretizará as etapas exigidas para concretização do seu objetivo. Assim fica mais difícil ainda mensurar o sucesso do processo de coaching.


Particularmente eu acho que todo processo tem seu sucesso independente do resultado. Sim. Se um eu resolver de um dia pro outro participar de uma maratona, terei de buscar um educador físico, um coaching de saúde, um personal. Vou a academia, começo fazer uma série de exercícios e pequenas corridas que terão maiores exigências de acordo com minha evolução.

Se eu chegar em 2º lugar, 49º ou mesmo se eu for o último a chegar, eu tive uma evolução. Eu treinei e me preparei! E não estou mais na estaca zero. Os resultados irão evoluir a cada ano.


Abraham Lincoln é um grande exemplo de persistência.

100% das pessoas que apoiam este julgamento de que o coaching deveria ser criminalizado são pessoas que desconhecem o processo.

E o julgamento nada mais é que você apontar algo que você não tem referência. Mas isso é assunto para outro post.



Mas vamos falar de coach pra coach agora?


O maior erro do coach é quando o coach se forma e quer ser um herói, "salvar o mundo". A maioria ainda está cheio de desafios emocionais a serem resolvidos. Por isso, o melhor case de sucesso de um coach é ele mesmo. Condense um conjunto de

ferramentas e técnicas da sua preferencia e aplique em você mesmo. Em seguida, aplique em pessoas que você ama. Familiares, parentes, esposa, marido, namorada, namorado, amigos... colegas. É o tal papo de "reforma íntima". A reforma começa de dentro pra fora.



Eu sempre costumo dizer:

Não se constrói prédio em cima de mato. É preciso um terreno, uma estrutura. A estrutura humana é sua mente e seus pensamentos.

Você é o melhor exemplo daquilo que você faz! Se você não conseguir aplicar seu conhecimento e expertise em si mesmo, será um monte de teorias jogadas ao ar.



E se você busca fazer um processo de coaching, interrogue seu coach. Pergunte sobre sua formação, sua vertente, seu modelo de trabalho.


Coaching, é um maravilhoso processo de transformação. E por este motivo, tem de ser realizado com excelência.


46 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 por Gustavo Gonçalves