Crise dos 40

Afinal de contas, você já se perguntou o que é e como se dá a tal "crise dos 40"?

Tanto o homem quanto a mulher, os dois passam pelo desafio da "crise dos 40".

Isso acontece por diversos fatores, motivos e razões.

Neste post compartilharei alguns deles, para que você entenda o que é a crise dos 40 e, acima de tudo, como lidar com ela.


Essa fase normalmente se dá quando realizamos uma autoavaliação da nossa vida pessoal, mensurando uma série de resultados durante nossa trajetória. Dependendo dos fatos que forem enfatizados, mágoas, arrependimentos, desconforto e tristeza podem surgir . Seja bem-vindo à crise dos 40!


Esse é o momento onde iniciamos o processo de aceitação da aproximação da velhice, cientes da finitude do ser humano, acabamos comparando a vida de hoje com a vida que idealizávamos 20 anos atrás. E, como a sociedade tender a valorizar a juventude, a crise dos 40 se torna cada vez mais comum entre as pessoas.


Quando nos deparamos com o envelhecimento de nossos pais, tendemos a ser mais prestativos com eles, lembrando que o ser humano é finito.

Àqueles que são pais tendem a conhecer uma sensação de vazio quando seus filhos começam a deixar o lar para darem início em suas vidas adultas.

Já os casais que passam por conflitos, a situação pode se tornar incômoda, evidenciando o aumento da insatisfação. Na maioria dos casos, é nesse momento que surgem as separações.


Os desafios mais clássicos nessa fase da vida são:

  • Conseguir um emprego ou fazer uma transição de carreira, pois o preconceito social valoriza a juventude