top of page

Fotografia em Cena

Quais são os 4 elementos fundamentais para uma fotografia de alta qualidade?

Existem 4 elementos fundamentais para uma fotografia de alta qualidade que são: composição, movimento de câmera, iluminação e resolução.


Vamos lá?


COMPOSIÇÃO


A composição na produção de um clipe é muito importante. A escolha dos planos e dos ângulos de sua filmagem colocados em sequência na edição, ajudam contar a história do roteiro. Por isso é muito importante que eles sejam produzidos cuidadosamente e conscientemente.

MOVIMENTO DE CÂMERA


Existe um imenso arsenal de tripés e acessórios a serem explorados para cada tipo de situação e demanda.

PAN Movimento feito horizontalmente com a câmera. Geralmente, feito com uma velocidade muito lenta de um lado para o outro.

TILT Movimento feito verticalmente com a câmera de cima para baixo ou de baixo para cima.

PEDESTAL Movimento de subida e decida da câmera sem mudar seu ângulo.

TRAVELLING Movimento em que a câmera anda junto com o objeto. Movimento típico para acompanhamento de caminhadas ou grandes movimentações.



ILUMINAÇÃO


A iluminação pode harmonizar ou intensificar diferentes planos trazendo coesão e motivo para o produto final. Assim, é importante que o diretor audiovisual defina qual personagem e ambiente deve ter mais destaque em cada cena de um filme e construa uma iluminação coerente para cada cena de destaque. É extremamente importante que a luz dos outros elementos do cenário não chame mais atenção que o objeto principal.


É sempre sugerido ter o fotógrafo junto da pré produção para auxiliar nos detalhes técnicos. Ter um mapa de luz também é algo aconselhável e poderá ajudar toda equipe envolvida como se posicionar durante a execução do trabalho.



RESOLUÇÃO


A resolução da imagem é medida por pixels.


Mas de nada adianta ter uma câmera 4K se sua TV ou computador reproduz em full hd. Embora a tecnologia esteja acessível a todos, este erro ainda é cometido no mercado constantemente.



Nosso campo visual é um limitador. Temos uma abrangência e sabemos de tudo que está ao nosso redor num ângulo de 180 graus. Porém, para enxergarmos a alta resolução das coisas, há uma área no centro da nossa retina chamada fóvea que é a única área de alta definição. Conseguimos entender as coisas que estão ao nosso redor mas, se quisermos realmente enxergarmos as tonalidades e definições de objetos demos pô-las em nossa frente.


Você deve estar se perguntando, por quê tenho que saber isso?

Porque é à partir disso que daremos níveis de importância aos enquadramentos.

Quando filmamos alguma pessoa de baixo para cima, com ela no centro da tela, estamos dando importância a essa pessoa. Quando fazemos o processo contrário, filmando de cima para baixo, estamos diminuindo a importância dessa pessoa, gerando vulnerabilidade. Isso se aplica muito quando queremos falar sobre problemas gerando vulnerabilidade.


Analise cenas de emoções como: tensão, empoderamento, medo, fraqueza. Verifique como foram gravadas. Qual ângulo e movimento de câmera foram aplicados?


Boa prática! ;)

guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page