Fotografia em Cena



Olá! Tudo bem? No posta de hoje iremos estuar os tipos de fotografia em cena.


  • Composição A composição na produção de um clipe é muito importante. A escolha dos planos e dos ângulos de sua filmagem colocados em sequência na edição, ajudam contar a história do roteiro. Por isso, é muito importante que eles sejam produzidos cuidadosamente e conscientemente.

  • Movimento de Câmera Existe um imenso arsenal de tripés e acessórios a serem explorados para cada tipo de situação e demanda. • PAN Movimento feito horizontalmente com a câmera. Geralmente, feito com uma velocidade muito lenta de um lado para o outro. • TILT Movimento feito verticalmente com a câmera de cima para baixo ou de baixo para cima. • PEDESTAL Movimento de subida e decida da câmera sem mudar seu ângulo. • TRAVELLING Movimento em qual a câmera anda junto com o objeto. Movimento típico para acompanhamento de caminhadas ou grandes movimentações.

  • Iluminação A iluminação pode harmonizar ou intensificar diferentes planos trazendo coesão e motivo para o produto final. Assim, é importante que o diretor audiovisual, defina qual personagem e ambiente deve ter mais destaque em cada cena de um filme e construir uma iluminação coerente para cada cena de destaque. É extremamente importante que a luz dos outros elementos do cenário não chame mais atenção que o objeto principal. É sempre sugerido ter o fotógrafo junto da pré produção para auxiliar nos detalhes técnicos. Ter um mapa de luz também é algo aconselhável e poderá ajudar toda equipe envolvida como se posicionar durante a eecução do trabalho.

  • Resolução A resolução da imagem é medida por pixels. Mas de nada adianta ter uma câmera 4K se sua TV ou computador reproduz em full hd. Embora a tecnologia esteja acessível a todos, este erro ainda é cometido constantemente. Nosso campo visual é um limitador. Temos uma abrangência e sabemos de tudo que está ao nosso redor num ângulo de 180 graus. Porém, para enxergamos a alta resolução das coisas, há uma área no centro da nossa retina chamada fóvea que é a única área de alta definição. Eu sei que há um baixo aqui ao meu lado e ele é azul, branco, madeira e tal. Mas se eu quiser visualizar a alta resolução dele, eu tenho de pôr ele na minha frente para identificar as tonalidades e o degradê das cores. Você deve estar se perguntando, por quê tenho que saber isso? Porque é à partir disso que daremos níveis de importância aos enquadramentos. Quando filmamos alguma pessoa de baixo para cima, com ela no centro da tela, estamos dando importância a essa pessoa. Quando fazemos o processo contrário, filmando de cima para baixo, estamos diminuindo a importância dessa pessoa. Analise cenas de emoções como: tensão, empoderamento, medo, fraqueza. Verifique como foram gravadas. Qual ângulo foi e movimento de câmera foram aplicados.

google-site-verification: google7d86c6517fd706c3.html

Quero saber como posso te ajudar

© 2020 por: Guga Gonçalves