Gêneros de Conteúdo

Atualizado: 4 de nov. de 2021

Seu conteúdo mostrará sua essência e quem realmente você é.

Por este motivo é importante que haja discernimento e congruência na escolha do gênero de conteúdo que você for escrever.


O marketing de conteúdo ainda é um grande desafio na comunicação das empresas, marcas e negócios do Brasil e do mundo. O desespero em vender é tão grande que as pessoas buscam informações diversas e dispersas pela internet, gerando conteúdos amadores e catastróficos, que não conectam a mensagem com o interlocutor.


Por isso, compartilho aqui um conteúdo precioso para que sua empresa possa adotar uma linha de comunicação mais organizada.



Tudo na vida é uma questão de organização.


Quando falamos de marketing de conteúdo, abre-se um leque.


Existem 5 gêneros (ou tipos) de conteúdo que devem ser respeitados e entendidos, pois cada um deles tem uma proposta diferente. Estes gêneros são:



PUBLICITÁRIO


Spots - Comercial que passa no intervalo de uma programação. Duração de 15, 30 ou 45". Tem como objetivo, transmitir uma mensagem publicitária.


Jingle - Música que fala sobre o produto e entra na mente das pessoas porque tem uma métrica e um ritmo estrutural para essa finalidade. É um recurso muito eficaz, pois ancora na mente a mensagem transmitida através da música. O primeiro jingle gravado no Brasil foi em 1932.


Testemunhal - Quando alguém dá um testemunho que utilizou um determinado produto. Por exemplo: "eu sou assim... porque uso "x" produto..."


Chamada ao vivo - É uma ação comercial inserida como citação dentro de uma programação. Vista habitualmente em shows, eventos etc.


Entrevista comercial - Quando um expert num assunto "é chamado" para falar sobre um determinado serviço, produto de uma empresa ou marca.



JORNALÍSTICO


Nota - Aquilo que está acontecendo exatamente naquele momento. Exemplos: plantão da Globo ou ambiente online, personalidades e influenciadores fazendo lives de presença em um determinado evento ou show.


Notícia - É quando você já tem as informações completas daquilo que aconteceu.


Boletim - São notas curtas como uma manchete, que entram quando está próximo das horas cheias (ex: 16h55) falando quais são as principais notícias do dia. Exemplos: "hoje o dólar foi para...", "a gripe ataca...", "aconteceu acidente na rodovia..."


Reportagem - Informa o espectador trazendo mais elementos sobre um determinado fato ou notícias. Pode ser sonora (áudio gravado de uma entrevista). O repórter apresenta o acontecido, expõe os áudios gravados. Trilhas também podem ser utilizadas.


Entrevista - Entrevista noticiosa sobre um acontecimento. Entrevista de caráter sobre a vida de uma pessoa ou personalidade.


Comentário - Geralmente há um comentarista convidado especialista em um determinado assunto.



EDUCATIVO CULTURAL


Instrucional - Instrui alguma coisa para o ouvinte. Programa para ensinar algo. Na TV, o telecurso. Na internet, diversos cursos online com suas diversas finalidades .


Audio biografia - Compartilhamento de entrevistas de áudio sobre uma determinada pessoa e os feitos realizados por ela perante a sociedade. Por exemplo: “no programa de hoje contaremos a história de 5 rapazes que colocaram o pé na estrada para conquistar fãs pelo Brasil”.


Documentário Educativo Cultural - Trás uma forte pesquisa, com dados de forma educacional, fazendo citações sobre algo ou alguém que faça parte da história de uma transformação.



ENTRETENIMENTO


Musical - Um formato bem tradicional que vem das rádios para o ambiente online. Tocando música, citando bandas ou artistas, seus shows, eventos e patrocinadores anunciantes, quando houver.


Ficcional - Quando se trabalha com uma história de ficção. Acontece muito no formato de scats nas rádios. Por exemplo: Dr Pimpolho. Também pode ser gravado ou com pessoas conversando. Radialistas que contam histórias em cima da carta do ouvinte.


Programete artístico - Programa curto (até 3 min.) que vai tratar sobre uma banda ou artista. Informação condensada.



PROPAGANDÍSTICO


Peça de ação pública - Gênero bastante usado por órgãos públicos e pelo Governo. Propõe uma peça de ação pública com o objetivo de incentivar que as pessoas façam algo. Não visa a compra de um produto ou serviço. Exemplos: ações de conscientização: tomar uma vacina, economizar água, não sair de casa no período de isolamento, usar camisinha etc...



Propaganda eleitoral - Candidatos expondo suas ideias e plataformas.

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