Gêneros de Conteúdo

Atualizado: Jul 1

Você vale por aquilo que você têm. Valorize seu conteúdo!

O marketing de conteúdo ainda é um grande desafio na comunicação das empresas, marcas e negócios do Brasil e do mundo. O desespero em vender é tão grande que as pessoas buscam informações diversas e dispersas pela internet, gerando conteúdos amadores e catastróficos que não conectam a mensagem com o interlocutor.

Por isso, compartilho aqui um conteúdo precioso para que sua empresa possa adotar uma linha de comunicação mais organizada.


Tudo na vida é uma questão de organização.

Quando falamos de marketing de conteúdo, abre-se um leque.

Existem 5 gêneros (ou tipos) de conteúdo que devem ser respeitados e entendidos pois, cada um deles tem uma proposta diferente. Estes gêneros são:


PUBLICITÁRIO


Spots - Comercial que passa no intervalo de uma programação. Duração de 15, 30 ou 45". Tem como objetivo, transmitir uma mensagem publicitária.


Jingle - Música  que fala sobre o produto e entra na mente das pessoas porque tem uma métrica e um ritmo estrutural para essa finalidade. É um recurso muito eficaz pois ancora na mente a mensagem transmitida através da música. O primeiro jingle gravado no Brasil foi em 1932.


Testemunhal - Quando alguém dá um testemunho que utilizou um determinado produto. Por exemplo: "eu sou assim... porque uso "x" produto..."


Chamada ao vivo - É uma ação comercial inserida como citação dentro de uma programação. Vista habitualmente em shows, eventos etc.


Entrevista comercial - Quando um expert num assunto "é chamado" para falar sobre um determinado serviço, produto de uma empresa ou marca.


JORNALÍSTICO


Nota - Aquilo que está acontecendo exatamente naquele momento. Exemplos: plantão da Globo, ou, ambiente online, personalidades e influenciadores fazendo lives de presença em um determinado evento ou show. 


Notícia - É quando você já tem as informações completas daquilo que aconteceu. 


Boletim - São notas curtas como uma manchete que entram quando está próximo das horas cheias (ex: 16:55) falando quais são as principais notícias do dia. Exemplos: "hoje o dólar foi para...", "a gripe ataca...", "aconteceu acidente na rodovia..."


Reportagem -  Informa o espectador trazendo mais elementos sobre um determinado fato ou notícias. Pode ser sonora (áudio gravado de uma entrevista). O repórter apresenta o acontecido, expõe os áudios gravados. Pode utilizar trilhas também. 


Entrevista - Entrevista noticiosa, sobre um acontecimento. Entrevista de caráter, sobre a vida de uma pessoa ou personalidade.


Comentário - Geralmente há um comentarista convidado especialista em um determinado assunto.


EDUCATIVO CULTURAL


Instrucional - Instrui alguma coisa para o ouvinte. Programa para ensinar algo. Na TV, o telecurso. Na internet, diversos cursos online com suas diversas finalidades . 


Audio biografia - Compartilhamento de entrevistas de áudio sobre uma determinada pessoa e, os feitos realizados por ela perante a sociedade. Por exemplo: “no programa de hoje, iremos contar a história de 5 rapazes que puseram o pé na estrada para conquistar fãs pelo Brasil”.


Documentário educativo cultural - Trás uma forte pesquisa, com dados de forma educacional fazendo citações sobre algo ou alguém que faça parte da historia de uma transformação.


ENTRETENIMENTO


Musical - Um formato bem tradicional que vêm das rádios para ambiente online. Tocando música, citando bandas ou artistas, seus shows, eventos e patrocinadores anunciantes quando houver.


Ficcional - Quando se trabalha com uma história de ficção. Acontece muito no formato de scats nas rádios. Por exemplo: Dr Pimpolho. Também pode ser com pessoas conversando ou gravados. Radialistas que contam histórias em cima da carta do ouvinte.


Programete artístico - Programa curto (até 3 min.) que vai tratar sobre uma banda ou artista. Informação condensada. 


PROPAGANDÍSTICO


Peça de ação pública - Gênero bastante usado por órgãos públicos e pelo Governo. Propõe uma peça de ação pública com o objetivo de incentivar que as pessoas façam algo. Não visa a compra de um produto ou serviço. Exemplos: ações de conscientização: tomar uma vacina, economizar água, não sair de casa no período de isolamento, usar camisinha etc...


Propaganda eleitoral - Candidatos expondo suas ideias e plataformas 

Espero que tenham gostado deste artigo e, que com ele, você possa definir modelos mais estruturados para a comunicação da sua empresa.


Grande abraço e muita prosperidade em todas as áreas da sua vida! ;)

78 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 por Gustavo Gonçalves