O mobile marketing e a experiência do usuário (UX)

Há pouco mais de uma década, nós acordávamos e íamos direto escovar os dentes, tomar banho, mas de algum tempo pra cá, os smartphones tomaram tanta posse sobre os nossos comportamentos que, a primeira coisa que fazemos é olhar o celular, se está tudo ok no WhatsApp, Instagram, TikTok, Facebook, e-mails etc.
O mobile impactou diretamente em nossa comunicação, tecnologias e na economia do planeta.
Com o passar do tempo, quase todas as nossas experiências foram transportadas para o mobile. A partir de então, empresas, marcas e negócios, tiveram que reescrever suas histórias, estratégias de engajamento e comercialização de serviços e produtos, proporcionando boas experiências aos seus usuários. Daí, o surgimento do termo "User Experience", abreviado como UX.
Para mergulharmos mais a fundo nesse assunto, é extremamente importante que possamos compreender o que é a usabilidade. Vamos lá?
Usabilidade
A usabilidade nada mais é que a mensuração de facilidade ou complexidade do usuário trafegar em um site, aplicativo, jogos, obtendo boas experiências em plataformas virtuais.
A interface nada mais é que o software ou ferramenta na qual estamos trafegando. Assim, o design de interface é a arquitetura que nos proporciona uma boa experiência de tráfego, com botões, links e acessos fáceis que nos proporcionam permanecer conectados, retendo nossa atenção.
Para que isso ocorra com fluidez no processo criativo, é sempre importante montar uma equipe de profissionais de marketing, designers, arquitetos de informação, assim como profissionais de diversas competências que possam agregar na experiência do usuário.
UX Designer é um profissional que permeia as 5 etapas fundamentais de uma boa experiência.
APRENDIZAGEM
Logo ao acessar o seu site ou aplicativo, os usuários conseguiram cumprir as tarefas primárias?
EFICIÊNCIA
Os processos realizados são feitos com rapidez e agilidade?
MEMORABILIDADE
Quando memorizamos a imagem de uma pessoa, coisa ou produto, estamos ocupando 20% da capacidade de semelhança àquilo que se lembra. Pense se a sua interface será lembrada ocupando espaço na memória de seus usuários.
PREVENÇÃO DE ERROS
Existe uma precaução de erros em sua interface? Outra questão é: se seus usuários cometerem algum erro, serão capazes de sair facilmente dele ou terão que reiniciar o processo do absoluto zero?
SATISFAÇÃO
A satisfação pode ser mensurada pelo período do tempo que o seu usuário trafega pela sua interface e, por quantas vezes ele retorna ao seu site ou aplicativo.
Considerado o "Pai da Usabilidade", Jacob Nielsen, definiu algumas regras e boas práticas para que possamos ter sucesso nos resultados.
10 Heurísticas de Nielsen
Elas podem ser utilizadas como um checklist das 5 etapas que acabamos de ver.
1 • Manter o status visível
Informa ao usuário o que está acontecendo naquele seu ambiente online, o que ele deverá fazer e, o que acontecerá em seu percurso.
2 • Tenha proximidade com o mundo real
É importante usar modelos de linguagem semelhantes ao do seu usuário e, na maioria das vezes, abusando um pouco da informalidade, como o uso de símbolos, emojis, tipos específicos de linguagem que farão parte do gru