O mobile marketing e a experiência do usuário (UX)


jovem rapaz sorridente afro sentado no chão olhando para o celular; a foto tem o objetivo de conectar o leitor com o tema sobre marketing mobile.

Há pouco mais de uma década, nós acordávamos e íamos direto escovar os dentes, tomar banho, mas de algum tempo pra cá, os smartphones tomaram tanta posse sobre os nossos comportamentos que, a primeira coisa que fazemos é olhar o celular, se está tudo ok no WhatsApp, Instagram, TikTok, Facebook, e-mails etc.



O mobile impactou diretamente em nossa comunicação, tecnologias e na economia do planeta.


Com o passar do tempo, quase todas as nossas experiências foram transportadas para o mobile. A partir de então, empresas, marcas e negócios, tiveram que reescrever suas histórias, estratégias de engajamento e comercialização de serviços e produtos, proporcionando boas experiências aos seus usuários. Daí, o surgimento do termo "User Experience", abreviado como UX.


Para mergulharmos mais a fundo nesse assunto, é extremamente importante que possamos compreender o que é a usabilidade. Vamos lá?



Usabilidade


A usabilidade nada mais é que a mensuração de facilidade ou complexidade do usuário trafegar em um site, aplicativo, jogos, obtendo boas experiências em plataformas virtuais.

A interface nada mais é que o software ou ferramenta na qual estamos trafegando. Assim, o design de interface é a arquitetura que nos proporciona uma boa experiência de tráfego, com botões, links e acessos fáceis que nos proporcionam permanecer conectados, retendo nossa atenção.

Para que isso ocorra com fluidez no processo criativo, é sempre importante montar uma equipe de profissionais de marketing, designers, arquitetos de informação, assim como profissionais de diversas competências que possam agregar na experiência do usuário.


UX Designer é um profissional que permeia as 5 etapas fundamentais de uma boa experiência.



APRENDIZAGEM

Logo ao acessar o seu site ou aplicativo, os usuários conseguiram cumprir as tarefas primárias?

EFICIÊNCIA

MEMORABILIDADE

PREVENÇÃO DE ERROS

SATISFAÇÃO




Considerado o "Pai da Usabilidade", Jacob Nielsen, definiu algumas regras e boas práticas para que possamos ter sucesso nos resultados.


10 Heurísticas de Nielsen

Elas podem ser utilizadas como um checklist das 5 etapas que acabamos de ver.



1 • Manter o status visível


Informa ao usuário o que está acontecendo naquele seu ambiente online, o que ele deverá fazer e, o que acontecerá em seu percurso.


2 • Tenha proximidade com o mundo real


É importante usar modelos de linguagem semelhantes ao do seu usuário e, na maioria das vezes, abusando um pouco da informalidade, como o uso de símbolos, emojis, tipos específicos de linguagem que farão parte do gru