O Processo da Comunicação Humana

Atualizado: 24 de jul.

A comunicação é um dos maiores desafios do planeta e dentro das organizações. A má comunicação leva pessoas à gerarem conflitos, rivalidades, rompimento de relações e até Guerras.


foto de 4 pessoas com etnias e raças diferentes, em uma empresa; a foto propõe conectar o leitor desta matéria com o processo de comunicação.

As pessoas não vivem isoladas, nem são autossuficientes. Elas se relacionam continuamente com outras pessoas ou com seus ambientes, por meio da comunicação.

A comunicação é um processo. Isso mesmo! Um processo de transmitir sentimentos, ideias, opiniões e sensações em palavras ou comportamento não verbal, assim, toda comunicação envolve pelo menos duas pessoas: a que envia uma mensagem e a que a recebe.


Informação é quando um emissor passa para um receptor, um conjunto de dados codificados que elimina uma série de indefinições e dúvidas, ou seja, a informação pressupõe a figura de um emissor, uma mensagem e um receptor.

A comunicação acontece somente quando a informação recebida pelo receptor é compreendida, interpretada (decodificada) e encaminhada de volta ao emissor, o que caracteriza a retroalimentação do processo. Esse retorno da informação recebida – designado também como feedback – é o principal elemento que caracteriza e dinamiza o processo de comunicação.



</