O Que É Sociedade 5.0?



Da Indústria 4.0 à Sociedade 5.0


Sabemos que o ser humano está cada vez mais inserido no processo de desenvolvimento tecnológico que avança a cada dia.



A Indústria 4.0


As três primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, elevando a renda dos trabalhadores e fazendo da competição tecnológica o cerne do desenvolvimento econômico. Já a quarta revolução industrial, que terá um impacto mais profundo e exponencial, se caracteriza por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico, que são:


MANUFATURA ADITIVA

A constituição de montagens de peças e objetos através da impressão 3D. Em Pequim foi montado um prédio 3D em apenas 48hs. Você se habilitaria ser um morador de um imóvel impresso em 3D em apenas 2 dias?

IA - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

IOT - A INTERNET DAS COISAS

BIOLOGIA SINTÉTICA

SISTEMAS CIBER-FÍSICOS (CPS)


Se você acha que isso significa o aumento do desemprego, saiba que as grandes empresas e organizações que já estão aderindo à esses sistemas, estão discutindo como aprimorar a força de trabalho para assumir novas responsabilidades, o que resulta na expansão e desenvolvimento intelectual do ser humano.




A Sociedade 5.0


Embora muita gente fale que quanto mais tecnologia existe, mais as pessoas estão ausentes umas das outras, a Sociedade 5.0 desdiz isso. Isso mesmo!


Segundo o conceito da Sociedade 5.0, quanto mais tecnologia existir, mais conectados estaremos. Afinal, as tecnologias são meios e veículos de comunicação entre duas ou mais pessoas, certo?

Os desafios da sociedade do futuro são inúmeros, mas existem nações como no Japão, por exemplo, que já estão pensando na transformação por meio de iniciativas em comunidades.



O uso de dados em benefício da população é a ferramenta ideal para o desenvolvimento desse novo modelo de sociedade e, para isso, é necessário que as soluções desenvolvidas possam receber informações de diversos lugares diferentes, utilizando serviços na nuvem e tecnologias como o Blockchain para gerenciar serviços, controlar o uso de suprimentos em áreas como a da saúde, por exemplo. Hoje em dia, já estão sendo desenvolvidas tecnologias cognitivas e Inteligência Artificial que têm como objetivo ajudar profissionais da saúde a manter o foco no atendimento ao paciente, reduzindo o tempo que levam em atividades administrativas.


A Sociedade 5.0 será sustentada por vários pilares conceituais, mas três valores-chaves fundamentais desse novo modo de vida são:


QUALIDADE DE VIDA

Tem o propósito de tornar nossas vidas mais confortáveis, independente de idade e gênero. O trabalho pesado praticamente desaparecerá, graças à automação, permitindo às pessoas fazerem uma melhor otimização do tempo, podendo estar com a família, tendo mais tempo para o lazer, entre outras atividades.

INCLUSÃO

SUSTENTABILIDADE


Na Sociedade 5.0, a evolução e a adoção das tecnologias não será possível sem sustentabilidade. O principal fator aqui é a expansão das energias renováveis e o abandono de combustíveis fósseis.



Espero muito que este conteúdo tenha feito sentido para você e, se gostou, compartilhe com quem é especial.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo