top of page

O que é um processo de ancoragem?

Eita. Mas que papo é esse, "marinheiro"? Calma. Não é nada disso. Vou te explicar neste post o que significa um processo de ancoragem. Bora lá?

foto ilustrativa de um banco de imagem de uma âncora sobre um papel cheio de tinta azul

Chamamos de âncoras os estímulos que disparam respostas pré-programadas em nossos aprendizados.

Estes estímulos são como respostas, comportamentos ou reações emocionais que sempre serão acompanhadas da devida representação interna e de linguagem.



Âncoras são aprendizados que, na maioria das vezes, atuam de forma inconsciente sendo também possível utilizá-las na linguagem ou intenção com outras pessoas como, por exemplo, conectando a pessoa com sensações de empoderamento ou neutralização de traumas através de frases, cheiros, luzes, música, sons e demais sensações.

Existem vários tipos de âncoras, como por exemplo: âncoras visuais, auditivas, cinestésicas e espaciais.


Músicas, cheiros, comidas, lugares, lembranças (boas e ruins), vitórias, conquistas e traumas disparam âncoras. Estes elementos podem despertar sorrisos, emoções, tesão, choro, tensão, sensualidade, empoderamento, alegria ou dor.


Este é um tipo de recurso muito aplicado em processos hipnóticos, onde interlocutor pode ou não estar em transe. É quando alguém, seja num processo terapêutico, na meditação, na igreja ou numa palestra motivacional, fala para você fechar os olhos e tomar uma respiração profunda, por exemplo.



Âncoras não pedem licença

Isso mesmo. As âncoras não pedem licença!

Dê repente, você ouve uma música ou passa por um determinado local que te dispara aquela âncora e te conecta um uma cena ou momento que pode ser bom ou não.


Para criar um processo de ancoragem possibilitador, alguns princípios devem ser respeitados:


Pureza do estado interno

Se existem outros elementos interferindo que a pessoa se conecte com um estado interno puro, dizemos que a âncora está contaminada.

Intensidade do estado interno

Precisão do estímulo



Tipos de ancoragem



Âncoras simples

São utilizadas para recuperação de estados internos positivos.

  • Pilhas de âncoras São utilizadas para adição de recursos sinérgicos como por exemplo: autoconfiança + estado de atenção + bom humor.

  • Integração de âncoras São utilizadas para neutralização, colapso e desativação de âncoras negativas.

Encadeamento de âncoras


Espero que este conteúdo, de alguma forma, te ajude a extrair melhores resultados dos seus liderados, das pessoas da sua equipe ou aquelas que são especiais para você.


Inscreva-se agora em nossa comunidade online e deixe o seu comentário, aqui.



guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page