Produção Multimídia e os Mercados de Trabalho

Atualizado: 4 de nov. de 2021

Social media, gestor de redes sociais, influencer, administrador de mídias sociais, criador de conteúdo, gestor de tráfego online e tantos outros mercados de trabalho estão abertos aos produtores multimídias

Antes de mergulhar no universo burocrático do planejamento de negócios é importante decidir qual caminho você quer trilhar dentro do fascinante e extenso universo de possibilidades da produção multimídia. Procure iniciar à partir de suas próprias paixões, talentos e estilos de vida. Tire um tempo para fazer as seguintes perguntas:


QUAL TIPO DE TRABALHO VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER?


Mesmo que não tenha tanta experiência, liste as coisas que realmente lhe tragam satisfação. Por exemplo:

Quais dos elementos midiáticos mais te atraem: fotos, vídeos, música, filmes, escrever roteiros, textos publicitários?

​Você gosta mais de interagir com pessoas, frequentar eventos ou estar imerso em frente o computador?

​Você é o tipo de pessoa que prefere ficar com uma câmera nas mãos fazendo fotos, vídeos ou compondo uma música com um instrumento musical ou, prefere trabalhar com pós produção de imagens, áudio e sons?

​Você é uma pessoa que gosta de viajar e conhecer novos lugares ou prefere ficar quieto em seu canto, perto de casa e da família?

​Você é uma pessoa minimalista ou gosta de informações detalhadas, com o máximo de informações possível?


VOCÊ É BOM COM AS PESSOAS?


Compreender isso desde o início pode ajudar você a entender melhor como lidar com os projetos dos seus clientes.

​Se você adora interação, pode preferir uma rotina na qual esteja cercado por pessoas, como um influencer, fotógrafo, criador de conteúdo, produtor musical ou audiovisual, entre outros envolvidos na atividade externa.

​Se você prefere trabalhar sozinho com o mínimo de interação possível, algo como pós produção, consultoria, gestão de tráfego online, produção de conteúdo online, planejamento de mídia e conteúdo, administração de mídias sociais, editoração gráfica, roteirista ou mesmo fotógrafos e criadores de conteúdos externos de arquitetura, gastronomia, paisagem e moda, que não têm tanta badalação.


QUANTO TEMPO VOCÊ TEM PARA INVESTIR NA SUA CARREIRA?


Este é um momento muito importante que decidirá quanto irá custar o seu trabalho. Por isso é importante saber se você irá trabalhar em horário comercial, de noite, período integral, meio período, todos os dias da semana e, se fins de semana também trabalhará ou não.


Irei sugerir uma estratégia bem básica para auxiliar na sua definição de carga horária de trabalho. Some todos os seus gastos mensais como aluguel/prestação, condomínio, iptu, combustível, ipva, lazer, telefonia, assinaturas, internet, investimentos, alimentação, estudos, academia, viagens, restaurantes etc. Faça um apanhado geral dos seus gastos e vamos imaginar que nesse exemplo acima somam-se R$ 9.000,00. Assim, você terá de trabalhar para gerar o dobro dos seus gastos, neste caso, R$ 18.000,00.


Vamos fazer a seguinte conta? Imagine que você trabalha 6 horas por dia de segunda à sexta-feira. São 30 horas de trabalho por semana, 120 horas por mês.

Para que você receba R$ 18.000,00 por mês, sua hora custará R$ 150,00.

R$ 18.000,00

​120 horas/mês

​30 horas/semana

​R$ 150,00/semana

QUAIS EQUIPAMENTOS VOCÊ POSSUI?


Liste todos os seus conhecimentos e habilidades, os serviços que você oferece e equipamentos que você dispõe: consultorias, ferramentas e softwares, câmeras, lentes, iluminação, tripés, suportes, microfones, fones, setups, aplicativos etc.

Seu equipamento tem que ter congruência com aquilo que você oferece.



FORMALIZAÇÃO, SEGURANÇA E CREDIBILIDADE NA PROFISSÃO


O percurso para ingressar no mercado de trabalho e formalizar sua posição é diferente para cada nicho, por isso é importante que você tenha escolhido uma das tantas opções apresentadas anteriormente. Você pode (e deve) exercer mais de uma atividade que se complementem para que você gere escalabilidade e rotatividade em seu negócio.


Por exemplo: é bastante comum um músico fazer mixagem, como um fotógrafo de casamento fazer fotos do nascimento do bebê, um gestor de tráfego fazer consultoria de vendas online, um influencer realizar consultorias sobre marketing de conteúdo, um coach realizar treinamentos sobre liderança e motivação e assim por diante.


Crie os seguintes contratos:


• Apresentação da sua empresa, marca ou negócio

• Apresentação dos serviços, produtos, cursos, consultorias ou treinamentos oferecidos

• Contrato de cada um dos serviços, produtos, cursos, consultorias ou treinamentos oferecidos

• Crie contratos para seus colaboradores, representantes e prestadores de serviços


Busque auxilio de um advogado ou contador especializado em contratos, caso ache necessário.




Compra do seu domínio (www) e o e-mail @seudomínio

​Criar seu website responsivo, devidamente otimizado e indexado no Google

Abertura de contas nas principais redes sociais

​Criar seu brand book (manual da marca)

​Criar seu CNPJ

​Abertura de conta bancária jurídica

Estabelecer os preços a serem cobrados

​Seguro de equipamentos físicos, se houver

​Criar um plano de negócios

​Fazer os cursos e treinamentos Guga Gonçalves


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