top of page

Tanto o Sucesso Quanto o Fracasso Tem uma Estrutura

Embora o sucesso e o fracasso sejam subjetivos demais para serem mensurados, tanto um quanto o outro vêm de uma estrutura. Neste post irei compartilhar alguns insights e ferramentas para que você caminhe rumo ao sucesso em várias áreas da sua vida.

foto dupla do mesmo rapaz sentado numa cadeira onde, de um lado ele está com o notebook trabalhando e chovendo dinheiro sobre sua cabeça, e do outro lado ele está com as mãos na boca com cara de inseguro e diversas interrogações a sua volta.

Imagine duas pessoas se conhecendo com o objetivo de serem amigos, uma paquera rumo a um namoro, para montarem uma sociedade ou apenas em um grupo de estudos em algum tipo de graduação.


Crie relações à partir da felicidade


“ Somos lembrados por quem somos ou por aquilo que fazemos. Como você quer ser lembrado?”

Quando nos deparamos com algumas pessoas na rua ou em algum lugar, nossa memória logo nos guia à referências que temos de cada pessoa que conhecemos. Uns são legais, outros são chatos, uns são trabalhadores com lindas histórias de superação, outros até se arrepiam quando falamos de trabalho, tem aquele que é o engraçado, sarrista, que diverte toda a turma e tem aquele que é pessimista, down, que está sempre cabisbaixo, existem aqueles que ganham rios de dinheiro e outros que estão sempre durões, tem os que tem uma família alegre e feliz e os que assustam até os vizinhos com os "arranca rabos".



Como dividimos ou identificamos cada tipo de estrutura?


Existe um processo chamado metamodelagem. Isso mesmo! A metamodelagem acontece desde que nascemos quando começamos observar os passos e falas da mamãe e do papai, quando começamos adquirir valores, princípios, conhecimentos, habilidades, hábitos e costumes (bons ou não) à partir do nosso lar.

À partir daí, criamos amigos, novas relações e assim teremos uma amplificação de referências à serem metamodeladas.

Imagine por algum instante que você foi brincar debaixo de chuva com seus amigos e sua mãe falou: "não corra na chuva que você vai resfriar". O seu primeiro espirro validará as sábias palavras da sua mamãe. À partir daí, âncoras foram instaladas em você, e sempre que um amigo te convidar para brincar na chuva, essa ancoragem será ativada e automaticamente você responderá que não quer se resfriar ou coisa do tipo.


E como o bem e o mau existem em todo o planeta, também existem âncoras negativas como quando você se arriscou a fazer algo desconhecido e não deu certo, como um esporte, um empreendimento ou algo realmente diferente do seu universo familiar. Sempre que você tentar fazer algo diferente, principalmente, seus pais, familiares ou cônjuge dirão: "por que você insiste nisso se já viu que não dá certo?". Outra âncora acaba de ser criada e instalada em sua mente subconsciente. Agora, qualquer deslize seu, estará (em sua mente) sob aprovação de terceiros. É como se as pessoas estivessem te analisando o tempo todo. É assim que milhares de pessoas ao redor do mundo acabam travando e não prosperando em suas vidas.

Essas pessoas ficam emocionalmente aterradas no fracasso ou num simples desacerto, e não prosseguem com os seus respectivos sonhos e ambições, o que acarreta uma série de desafios e problemas emocionais como ansiedade, estresse, insegurança, bipolaridade e depressão, que são os mais clássicos.



Metodologia para o sucesso

Somos bombardeados constantemente por milhões de estímulos que nos criam desejos e ambições. Embora tenhamos diversos objetivos de vida diante de nossas respectivas visões de mundo, defina um único foco por hierarquia de prioridades.


Defina metas que mensurem facilmente que você está no caminho certo perante onde quer chegar.

Organização é o princípio de tudo. Por isso organize seus pensamentos, conhecimentos, competências e habilidades, guiando-se para onde você quer chegar.

Defina quem são as pessoas (ou emoções) que podem te ajudar ou atrapalhar. Maximize tudo que potencializa o alcance do seu grande objetivo e minimize (ou elimine) tudo que te desmotiva ou distrai.

Determine prazos entre 30 e 90 dias, podendo extrapolar para, no máximo, 120 dias. Qualquer período acima disso, deixamos de considerar como objetivo e classificamos como sonhos, pois sonhos são abstratos demais, sem percursos e imensuráveis.

Agora você viu que existe uma estrutura para o sucesso, que contém as seguintes etapas:

  • Objetivo

  • Metas

  • Organização

  • Apoiadores vs Sabotadores

  • Prazo


Foco vs Distrações


Foco é força, a distração te destrói

Guarde essa pequena frase acima e carregue-a consigo para todo sempre.


Por algum instante imagine que você quer se casar com um homem ou uma mulher que tem todos os requisitos, características, valores e princípios que você idealizou e, de repente, surge uma pessoa atraente com um requisito ou outro que você aprecie, mas ainda faltam alguns itens, características ou valores que não são compatíveis com essa pessoa. Mas, ela têm algo diferente que você sempre almejou em sua vida, mas não conseguiu ou está distante de ter. Esse "algo diferente" pode ser dinheiro, poder, posses, uma família unida, um tipo descontraído de levar a vida, e tantos outros.


O que está acontecendo com você é o tal do "encantamento", que pode também ser vulgarmente considerado como um "tapa-buraco".


Você se entrega à essa pessoa, curtem bons momentos juntos mas no dia a dia existem diversas incompatibilidades que você está relevando. Essas incompatibilidades podem ser no estilo de vida, modo de pensar, comportamentos ou simplesmente, nos valores.

E dessa forma se dá inicio à mais uma relação com prazo de validade.


Ilustramos um cenário hipotético para que você entenda alguns motivos e razões que levam as pessoas a se aproximarem, seja numa relação amorosa, social ou mesmo, profissional.

Agora me diga quantas vezes você se rendeu ao calor da emoção e assinou ou comprou algo que se arrependeu depois?


As distrações, os impulsos fazem parte de uma estrutura de fracasso.

Por isso é imprescindível que você aprenda gerenciar as suas emoções para obter sucesso em várias áreas da vida.



Sabotadores somáticos


homem com braços cruzados e mão na boca olhando para várias mãos apontando os dedos para ele;

Aprenda a policiar os seus sabotadores somáticos, sejam eles os internos, como a sua insegurança, medo, ansiedade e demais travas, ou os externos como, parentes, amigos e familiares que te recordam constantemente dos seus erros e desacertos.






Ferramenta para tomadas de decisão


E como existem diversas metodologias, ferramentas, técnicas e recursos, irei compartilhar uma ferramenta simples para tomadas de decisão.


Você pode aplicar essa ferramenta em uma planilha de Excel ou mesmo utilizando um caderno com um risco no meio.


Sempre que você precisar tomar uma decisão, aplique primeiro esta ferramenta, pois ela mensurará de forma objetiva quais serão suas perdas e ganhos em questões do dia a dia ou as mais complexas como:

  • Empreendo ou não

  • Monto sociedade ou não

  • Caso ou descaso

  • Peço demissão ou não

  • Compro um carro/imóvel ou não

​Motivos e razões para fazer algo

​​Motivos e razões para não fazer algo

Feito isso e estando com alguém que você realmente julga compatível, é chegada a hora das adaptações. Afinal, compatibilidade não quer dizer que somos ou pensamos exatamente igual ao outro.


Então descreva todos os seus objetivos, metas, ambições, desejos e expetativas de vida e claro, tudo aquilo que você não aceita compactuar em sua vida. Se até provas da Harvard, da USP, são passíveis de serem gabaritadas, nós seres humanos também.

​Eu quero que...

​Eu não quero/aceito que...

Dessa forma, ambas as partes estarão mostrando suas compatibilidades para prosseguirem de forma íntegra e honesta um com o outro, seja num ambiente corporativo, uma sociedade, um relacionamento amoroso ou numa viagem com amigos e colegas.


Essas ferramentas são poderosos atenuadorres de conflitos.



guga_gonçalves, consultor_de_marketing_digital_em_campinas, consultor_de_marketing_digital

Olá, que bom ver você por aqui!

Todos os dias, ajudo pessoas, empreendedores e profissionais liberais a construirem sua marca pessoal, partindo do absoluto zero, além de se familiarizarem com as principais técnicas e recursos da comunicação online e do marketing digital.

Receba todos os conteúdos em primeira mão.

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page