Tipos de Planos e Enquadramentos

Neste post eu irei compartilhar tipos de planos e enquadramentos para sua produção multimídia gerar maios impacto com seu público.


Quando entramos na cena de um vídeo é por consequência dos planos criados para termos essa experiência.



Existem 7 tipos de planos

“O plano é a moldura que a pessoa faz para que o espectador possa conectar uma relação do espectador com personagens, cenários e objetos...”

Planos Abertos

São dos os planos que irão trabalhar com uma série de informações de acordo com que o espectador acompanhe o espaço e a ação que o personagem faz.

1) Plano Geral

Se algo não está dando certo, mude o ângulo de como você vê as coisas.”

É um plano de contextualização que mostra um cenário de onde aquela cena irá acontecer numa determinada cidade, casa, ambiente ou país.

2) Plano Conjunto

É um plano um pouco mais fechado embora aberto onde a imagem irá mostrar o personagem de corpo inteiro desde o topo da cabeça até os pés. O importante é a ação que ele está executando e a forma de como se evidencia essa ação de corpo inteiro.

3) Plano Americano

Outro plano um pouquinho mais fechado mas ainda aberto. Ele recebe este nome porque foi muito utilizado pelos filmes de faroeste. Este plano mostra o personagem mais ou menos na altura do joelho até a cabeça. Tiroteios de doelos de armas são muito utilizados. Outra situação é quando quer mostrar a sensualidade ou expressão facial de um personagem deixando aberto uma motivação para uma narrativa. Quando você conecta uma expressão facial com o movimento e ambiente de um personagem você consegue transmitir aquilo que ele está sentindo, pensando ou vivendo naquela cena como uma forma de motivação para a narrativa.

Planos abertos são: plano geral, plano conjunto e plano americano.

Planos abertos são aqueles que queremos mostrar uma contextualização de uma ação em um determinado lugar onde a cena ocorre.

Quando queremos dar ênfase a questão de expressão, pensamento ou ideia, utilizamos os planos fechados.

Planos Fechados

A intensão principal é destacar uma ação muito específica do personagem, uma expressão facial ou, uma ênfase dramática dentro de uma narrativa.

1) Plano Médio

Mostra o personagem da cintura pra cima. Muito comum na televisão, principalmente, no jornalismo. Isso faz com que seja reforçado a ação das mãos e da expressão facial. Isso dá muito mais atenção a expressão facial, da cabeça e dos braços.

2) Primeiro Plano

Focado na altura dos ombros para cima. Isso é muito feito quando uma informação é extremamente importante e o espectador precisa focar.

3) Primeiríssimo Plano (super close)

É quando se quer aumentar a dramatização mostrando somente as expressões faciais. Utilizada em momentos de fúria em lutas, em momentos de emoção ou, quando uma lágrima escorre no canto do rosto. Em novelas se utiliza muito.

4) Plano Detalhe

É quando damos ênfase e fechamento em alguma parte ou objeto em uma cena de forma rápida e depois a cena vai se abrindo ou muda de cena. Uma breve fração do plano diz muitas coisas. Nesta situação, apresenta-se aquilo que é referenciado todo um contexto.

Plano é a base do enquadramento. O enquadramento é quando fazemos o movimento e troca de movimento da câmera.

Existem 3 tipos clássicos de enquadramentos que são:

Plongée

É um ângulo da câmera de cima para baixo é dada a sensação de quele é fraco, é impotente, ele é pequeno dado a narração de um modo geral. Não somente ao espectador mas, também, aos outros personagens envolvidos na história. Assim, quando há um personagem que é muito importante ele olha para os outros com uma certa superioridade.

É dever da câmera reproduzir essa ideia para que o espectador também se sinta nessa posição superior

Contra-Plongée

É o inverso. É o posicionamento da câmera debaixo para cima passando a ideia de que o personagem é grande, superior, inteligente e forte. De modo geral, você destaca o personagem dando um impacto dramático tão grande.

Este é um método muito utilizado para dar ênfase em palestrantes, professores, líderes religiosos e políticos.

[Filme: “O Triunfo da Vontade” e, “O Grande Ditador” mostram este ângulo]

Plano Inclinado

Pouco utilizado e parte da suposição de quebra de padrão. Muito utilizado em cenas onde o personagem tem algum problema psicológico ou, quando há o objetivo de mudar completamente a relação de espaço da cena, se deita a câmera.

Cena do filme “Homem Aranha” quando ele é picado e ele testa seu poderes subindo uma parede, a cena é inclinada para mostrar ele. O personagem gravou rastejando no chão, a câmera estava inclinada, e, quando editada para o plano de visualização normal onde daria a sensação dele subindo a parede, quando a câmera volta a posição normal, o horizontal, vira vertical para mudar nossa perspectiva de espaço.

Espero bastante que este conteúdo tenha feito sentido para que você possa obter melhorias na sua produção multimídia.



  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 por Gustavo Gonçalves