Tudo Sobre Objetivo de Campanha do Gerenciador de Anúncios do Facebook
Como a Meta muda de forma rápida e constante, resolvi compartilhar com você um pouco sobre os objetivos de campanhas do Facebook, para que você possa fazer escolhas mais assertivas.

Como gestor de tráfego, me deparo muito com a ansiedade das pessoas querendo vender loucamente. Isso mesmo. A maioria das pessoas vê nos anúncios do Facebook e no marketing digital em geral, uma salvação milagrosa para aumentar suas vendas de uma hora para outra.
Eu gosto sempre de fazer uma analogia entre o marketing e um relacionamento de namoro ou paquera, por exemplo. Por mais moderninho que estejam os comportamentos em todo o nosso planeta, se você busca uma relação sólida e consistente, seja matrimonial, profissional ou social, não adianta "chegar chegando".
Como se fosse possível, imagine a cena de um rapaz abordando uma mulher em um ambiente social ou de entretenimento. Se esse cara chegar beijando a mulher logo de cara, sem se apresentar, há uma imensa probabilidade dele tomar um tapa na cara ou criar um desconforto. Mas, se ele sorrir e o sorriso for retribuído, teremos a tal da reciprocidade. Daí sim, vale a pena se apresentar, trocarem dados e informações, como:
Nome |
O que faz da vida |
O que gostam de fazer |
O que estão achando de tal ambiente onde estão |
Identificação de afinidades |
Identificação de pessoas conhecidas em comum |
E com o encantamento, estaremos prontos para prosseguir |
Um objetivo de campanha, assim como N estratégias e ferramentas de marketing, segue uma estrutura muito parecida à esse cenário exposto acima.
Antes de mais nada, é imprescindível definir suas metas e objetivos para a sua campanha.
Quando falo sobre definição de metas e objetivos, as pessoas costumam responder somente os resultados que almejam, como:
"Quero ter popularidade" |
"Quero ter minha sala de espera lotada |
"Quero ganhar "X" milhões |
Aí existem duas questões fundamentais que são:
• Onde você está perante onde almeja chegar?
• Como você pretende fazer isso?
Por isso, é extremamente importante definir um planejamento de mídia e conteúdo.
Como fizemos aquela analogia no início, existem 3 etapas num processo de conversão que são:
Reconhecimento
Consideração
Conversão
Reconhecimento
Despertam interesse em pessoas, serviços ou produtos. Para gerar o reconhecimento da sua empresa, marca ou produto, é necessário expor as características e diferenciais.
OBJETIVO | META DO NEGÓCIO |
Reconhecimento da marca | Aumentar o reconhecimento daquilo que você oferece |
Alcance | Exibição do seu anúncio para um número grande de pessoas |
Consideração
O processo de consideração está vinculado à lembrança que as pessoas terão da sua empresa, marca ou negócio e, conduzí-las a buscarem mais informações em relação àquilo que você oferece.
OBJETIVO | META DO NEGÓCIO |
Tráfego | Direcionar as pessoas para o destino escolhido por você |
Engajamento | Incentivar pessoas mais propensas a interagirem com seu conteúdo |
Instalações do aplicativo | Conduzir pessoas a baixarem um determinado aplicativo |
Visualização de vídeo | Identificar pessoas propensas à assistirem seus vídeos |
Geração de cadastros | Coletar leads para a sua empresa, marca ou negócio |
Mensagens | Contato através do WhatsApp, Direct do Instagram ou Messenger |
Conversões
Chegamos aos finalmente. É aqui onde acontece o incentivo para as pessoas adquirirem os produtos ou serviços que você oferece.
OBJETIVO | META DO NEGÓCIO |
Conversões | Incentivo de uma determinada ação, compra ou aquisição |
Vendas do catálogo | Exposição de produtos com o objetivo de gerar vendas |
Tráfego para o estabelecimento | Levar ao estabelecimento pessoas dentro de uma determinada imediação |
Ficou mais claro para você COMO e QUANDO utilizar cada objetivo de campanha?
Como para tudo na vida existe um protocolo, para definir o seu objetivo de campanha também há
Hoje ainda existem 11 objetivos de campanhas e, 3 deles, cairão em breve.
NOME ANTERIOR DO OBJETIVO | NOME NOVO DO OBJETIVO |
Reconhecimento da marca | Reconhecimento |
Alcance | Reconhecimento |
Tráfego | Tráfego |
Engajamento | Engajamento |
Instalação do aplicativo | Promoção do aplicativo |
Visualizações de vídeo | Engajamento |
Geração de cadastros | Cadastros |
Mensagens | Engajamento / Cadastro |
Conversões | Engajamento / Cadastros / Vendas |
Vendas do catálogo | Vendas |