Tudo Sobre Objetivo de Campanha do Gerenciador de Anúncios do Facebook

Como a Meta muda de forma rápida e constante, resolvi compartilhar com você um pouco sobre os objetivos de campanhas do Facebook, para que você possa fazer escolhas mais assertivas.

Como gestor de tráfego, me deparo muito com a ansiedade das pessoas querendo vender loucamente. Isso mesmo. A maioria das pessoas vê nos anúncios do Facebook e no marketing digital em geral, uma salvação milagrosa para aumentar suas vendas de uma hora para outra.


Eu gosto sempre de fazer uma analogia entre o marketing e um relacionamento de namoro ou paquera, por exemplo. Por mais moderninho que estejam os comportamentos em todo o nosso planeta, se você busca uma relação sólida e consistente, seja matrimonial, profissional ou social, não adianta "chegar chegando".

Como se fosse possível, imagine a cena de um rapaz abordando uma mulher em um ambiente social ou de entretenimento. Se esse cara chegar beijando a mulher logo de cara, sem se apresentar, há uma imensa probabilidade dele tomar um tapa na cara ou criar um desconforto. Mas, se ele sorrir e o sorriso for retribuído, teremos a tal da reciprocidade. Daí sim, vale a pena se apresentar, trocarem dados e informações, como:

​Nome

​O que faz da vida

​O que gostam de fazer

​O que estão achando de tal ambiente onde estão

​Identificação de afinidades

​Identificação de pessoas conhecidas em comum

​E com o encantamento, estaremos prontos para prosseguir

Um objetivo de campanha, assim como N estratégias e ferramentas de marketing, segue uma estrutura muito parecida à esse cenário exposto acima.


Antes de mais nada, é imprescindível definir suas metas e objetivos para a sua campanha.

Quando falo sobre definição de metas e objetivos, as pessoas costumam responder somente os resultados que almejam, como:

"Quero ter popularidade"

"Quero ter minha sala de espera lotada

​"Quero ganhar "X" milhões

Aí existem duas questões fundamentais que são:


• Onde você está perante onde almeja chegar?

• Como você pretende fazer isso?


Por isso, é extremamente importante definir um planejamento de mídia e conteúdo.



Como fizemos aquela analogia no início, existem 3 etapas num processo de conversão que são:


  1. Reconhecimento

  2. Consideração

  3. Conversão


Reconhecimento

Despertam interesse em pessoas, serviços ou produtos. Para gerar o reconhecimento da sua empresa, marca ou produto, é necessário expor as características e diferenciais.

OBJETIVO

​META DO NEGÓCIO

​Reconhecimento da marca

​Aumentar o reconhecimento daquilo que você oferece

​Alcance

​Exibição do seu anúncio para um número grande de pessoas


Consideração

O processo de consideração está vinculado à lembrança que as pessoas terão da sua empresa, marca ou negócio e, conduzí-las a buscarem mais informações em relação àquilo que você oferece.

OBJETIVO

​META DO NEGÓCIO

Tráfego

​Direcionar as pessoas para o destino escolhido por você

​Engajamento

​Incentivar pessoas mais propensas a interagirem com seu conteúdo

​Instalações do aplicativo

​Conduzir pessoas a baixarem um determinado aplicativo

​Visualização de vídeo

​Identificar pessoas propensas à assistirem seus vídeos

​Geração de cadastros

​Coletar leads para a sua empresa, marca ou negócio

​Mensagens

​Contato através do WhatsApp, Direct do Instagram ou Messenger


Conversões

Chegamos aos finalmente. É aqui onde acontece o incentivo para as pessoas adquirirem os produtos ou serviços que você oferece.

​OBJETIVO

​META DO NEGÓCIO

​Conversões

​Incentivo de uma determinada ação, compra ou aquisição

​Vendas do catálogo

​Exposição de produtos com o objetivo de gerar vendas

​Tráfego para o estabelecimento

​Levar ao estabelecimento pessoas dentro de uma determinada imediação

Ficou mais claro para você COMO e QUANDO utilizar cada objetivo de campanha?



Como para tudo na vida existe um protocolo, para definir o seu objetivo de campanha também há


Hoje ainda existem 11 objetivos de campanhas e, 3 deles, cairão em breve.

NOME ANTERIOR DO OBJETIVO

​NOME NOVO DO OBJETIVO

​Reconhecimento da marca

​Reconhecimento

Alcance

Reconhecimento

Tráfego

​Tráfego

​Engajamento

​​Engajamento

​Instalação do aplicativo

​Promoção do aplicativo

Visualizações de vídeo

Engajamento

​Geração de cadastros

​Cadastros

​Mensagens

​Engajamento / Cadastro

Conversões

​Engajamento / Cadastros / Vendas

Vendas do catálogo

Vendas